Regimento de Funcionamento/Horário


O GIAA é um projecto criado no âmbito do projecto de Educação Para a Saúde (EPS)/Educação Sexual (ES) implementado na ES/3 Arquitecto Oliveira Ferreira no ano lectivo 2010/2011, dando cumprimento à Lei nº60/2009 de 6 de Agosto e à Portaria nº196-A/2010 de 9 de Abril.
O GIAA funciona no Gabinete de Educação para a Saúde, no piso 1 do pavilhão C, às 4ª feiras de tarde (14-17h) e 6ª feiras de manhã (9-13h), a partir de 14 de Janeiro de 2011.
A gestão do GIAA é assegurada por uma equipa pluridisciplinar da qual fazem parte:
- Professoras de Biologia: Etelvina Dias; Patrícia Silva; Deolinda Silva; Cristina Rocha, Ana Paula Ferreira;
- Enfermeira Marta Pereira (Unidade de Saúde de São Félix da Marinha);
- Nutricionistas: Mariana Barbosa e Manuela Marinho (FCNAUP).
Esta equipa tentará apoiar e esclarecer os alunos sobre assuntos relacionados com a educação para a saúde e a educação sexual, em toda a sua abrangência física, psíquica e emocional.
O GIAA disponibiliza, também, aos alunos:
- um computador com acesso à internet e atalhos no ambiente de trabalho de sites com informação na área da saúde/sexualidade;
- um centro de recursos materiais (panfletos, livros, jogos, …);
- o endereço electrónico – giaa@esaof.edu.pt, onde podem colocar dúvidas de forma anónima.

Regimento de Funcionamento do GIAA
1 A sala está identificada como Gabinete de Educação Para a Saúde, com a publicitação na porta dos dinamizadores, respectivas temáticas e horário de funcionamento.
2 O horário de funcionamento pode sofrer alterações, de acordo com a disponibilidade dos dinamizadores.
3  O(s) aluno(s) (máximo de 2, quando se tratar de um casal) pode(m) dirigir-se ao GIAA por iniciativa própria.
4 O(s) aluno(s) pode(m) dirigir-se ao GIAA por proposta do Director de Turma (DT), ou outro Professor do Conselho de Turma (CT), mediante o preenchimento de documento próprio.
5 No documento de proposta para o GIAA deve(m) ser assinalada(s) a(s) temática(s) a abordar com o(s) aluno(s), entre: Educação Sexual, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Alimentação e Actividade Física, Violência e Consumo de Substâncias Psioactivas; assim como o(s) motivo(s) que conduziu(ram) à proposta.
6 As deslocações ao GIAA por iniciativa própria devem ocorrer quando os alunos não se encontram em actividades lectivas.
7 As deslocações ao GIAA por proposta do DT, ou outro Professor do CT, devem ocorrer, preferencialmente quando os alunos não se encontram em actividades lectivas. No entanto, caso tal não seja possível, podem ocorrer em período lectivo, mediante concordância do docente da respectiva área disciplinar abrangida.
8 Na deslocação ao GIAA o aluno pode fazer-se acompanhar dos pais/EE, se assim o desejar.
9 O GIAA informa o DT da data e do horário disponível para deslocação do(s) aluno(s) proposto(s) ao GIAA.
a) O DT informa o(s) aluno(s) da data e do horário para deslocação ao GIAA;
b) Caso o horário disponibilizado coincida com actividades lectivas, o DT terá de verificar com o docente da respectiva área disciplinar a viabilidade/inviabilidade.
c) Na situação de não ser possível a deslocação na data e/ou horário disponibilizado pelo GIAA, a mesma deverá ser comunicada, para se tomarem as diligências necessárias à sua resolução.
10 O(s) aluno(s) em regime de utilização voluntária pode(m) permanecer na sala o tempo que considerar(em) necessário.
11 O(s) aluno(s) que se desloque(m) ao GIAA, durante a actividade lectiva, mediante proposta de DT/Professor do CT permanecem nesta o tempo previamente acordado entre o Docente e o DT.
12 A ficha de proposta do(s) aluno(s) para o GIAA deve ser arquivada no dossier existente no gabinete, assim como as comunicações com os DT’s;
13 No registo informático existente no gabinete, o dinamizador aí em serviço deve colocar os dados relativos ao(s) aluno(s) (sexo, idade e temática(s) abordada(s)) presente(s), garantindo o anonimato.
14  Será dada prioridade ao(s) aluno(s) com horário previamente marcado, indicando-se/agendando-se com os novos alunos de acordo com a disponibilidade.
15 Sempre que a situação assim o exigir, o aluno pode ser encaminhado para entidades competentes (ex: Unidades de Saúde).
16 Na ausência de alunos no GIAA, deve o dinamizador aí em serviço, responder às dúvidas colocadas pelos alunos, via e-mail.

HORÁRIO DO GABINETE DE INFORMAÇÃO E APOIO AO ALUNO (GIAA)




FEIRA
FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
Manhã




Enfermeira Marta
Pereira
9-13h
 Prof. Deolinda Silva
Prof. Etelvina Dias
9-13h




Tarde


Prof. Patrícia Silva
14-15h
Técnicas de Nutrição
14-17h




Prof. Cristina Rocha
Prof. Ana Paula Ferreira
15:20-16:50h

























TEMÁTICAS

Sexualidade
IST´S
Métodos Contraceptivos


Alimentação e Actividade Física

As temáticas anteriores bem como:
- substâncias psicoactivas
- violência em meio escolar